A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) vai realizar no dia 26 de abril um audiência pública em que vai apresentar e discutir o projeto do ramal ferroviário que vai ligar Estrela D’Oeste, no Estado de São Paulo, a Dourados, denominado EF (Estrada de Ferro) 267.
A informação é do deputado federal Geraldo Resende (PMDB), que afirma que esta é a a segunda etapa de consulta pública para apresentação e debate sobre os novos traçados. A obra de implantação está prevista para iniciar em 2014. Ainda este ano, o trecho será licitado para concessão de construção e administração pela iniciativa privada.
Segundo a assessoria do deputado, a ANTT e a EPL estudaram três traçados diferentes e identificaram a viabilidade econômica, a atratividade e o respeito ambiental do projeto a ser apresentado no dia 26. “O traçado está pronto. Mas a população terá a oportunidade de opinar. Só o morador de onde vai passar o trilho sabe das especificidades das localidades”, afirmou o Gerente de Projetos Clauber Campelo.
Segundo o cronograma do Governo Federal, até 2019, vagões e máquinas já estarão transitando na EF 267. Outra linha férrea, que passará pelo mesmo processo nos próximos meses é a que vai ligar Maracaju à Cascavel, no Paraná e ao Proto de Paranaguá, passando também por Dourados.
O modal ferroviário é o mais utilizado nos países de grandes economias. Além de diminuírem os custos de transporte, evitando o desperdício e os danos nas estradas, retira das vias grandes e pesados caminhões, possibilitando mais segurança nas rodovias.
Serviço: a audiência será realizada na Associação Comercial de Dourados, que fica na Rua Joaquim Teixeira Alves, 1480 – Centro de Dourados.