A Prefeitura de Dourados informa à população que o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), já obrigatório há alguns anos no sistema público de saúde, passa a partir de hoje a ser exigido também na rede particular. Atualmente o município possui 124.186 usuários cadastrados. A meta é cobertura total da população até o fim do ano.
É necessário salientar que o cidadão que não possui o cartão será atendido da mesma forma, contudo, é indispensável que ele procure a Central do SUS e regularize sua situação o mais breve possível. O documento é exigido em qualquer tipo de atendimento feito pelo SUS, como consultas, exames e cirurgias. E a partir de agora também será solicitado nos hospitais e clínicas particulares.
O cidadão deve procurar a central do Cartão do SUS e apresentar documento de identidade, certidão de nascimento e um comprovante de residência. A Central do SUS fica na Rua Ciro Melo, 2.472, centro de Dourados. O horário de atendimento é das 7h às 17h30.
SUS
A determinação da obrigatoriedade do cartão do Sistema Único de Saúde para todas as pessoas a partir de março é do Ministério da Saúde. O objetivo da determinação é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ação faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. Isto porque o banco de dados disponibilizará o diagnóstico, avaliações, planejamento e programação das ações de saúde que poderão ser acessadas de qualquer parte do país.
O Cartão Nacional de Saúde, desde o seu regulamento em abril de 2011 pelo Ministério da Saúde, já preconizava a necessidade de adotar medidas no campo de saúde objetivando a melhoria e a modernização da gestão e do seu sistema de gerenciamento de informações. Bem como, permitir o intercâmbio das informações e a celeridade dos procedimentos.