Proprietários de diversos imóveis em Dourados (a 225 quilômetros de Campo Grande) foram notificados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que exige a conservação e limpeza dos quintais.
As informações estão contidas no Diário Oficial do Município publicado na quarta-feira (3), no site da prefeitura. O CCZ solicita que as propriedades sejam regularizadas de acordo com a Lei 2850, de 10 de abril de 2006, a Lei da Dengue e Febre Amarela, que prevê a conservação e limpeza dos quintais, calçadas e terrenos baldios, bem como roçagens regulares.
Ao todo 18 pessoas foram notificadas. O recolhimento de lixo, pneus, latas, plásticos e outros objetos também deverão ser feitos. A medida é para evitar que acumulem água e sirvam como foco de proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Será concedido um prazo de 15 dias a partir da notificação oficial para que os donos dos imóveis emitam defesa ou regularizem as áreas. Caso isso não seja feito, poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 500 a R$ 900, conforme determina a Lei da Dengue.
De acordo com o site Dourados Agora, no ano passado foram feitas 2.344 notificações que resultaram em 1.532 cidadãos multados. Os dados foram repassados pelo CCZ.