Para suprir o estoque de sangue e atendimento emergencial, o Hemocentro Regional de Dourados funcionará no próximo sábado (31) à partir das 7h. Segundo a direção da unidade, todos os tipos de sangue são necessários, mas os tipos O+ e O- são urgentes.
Além da doação de sangue, será feito também cadastro para doadores de medula óssea. De acordo com os critérios adotados, podem ser doadores de sangue pessoas entre 18 e 69 anos desde que não seja a primeira doação. Para esses, a idade limite é de 60 anos.
Jovens entre 16 e 18 anos devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis legais. Além disso, devem pesar, no mínimo, 55 quilos. Recomenda-se aos doadores estarem descansados, bem alimentados, não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não fumar uma hora antes da doação.
Estão impedidos de doar sangues pessoas que tiveram hepatite após 11 anos de idade, doença de chagas, infectadas com vírus HIV e seus parceiros ou que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas.
Outra recomendação é em relação ao período de doações. Homens podem fazer no máximo uma doação a cada dois meses e no máximo quatro doações por ano. Já as mulheres podem ser doadoras a cada três meses e repetirem o gesto apenas três vezes em doze meses.
Serviço : O Hemocentro fica na Rua Valdomiro de Souza, 295, Vila Industrial. Os telefones para contato são 3424-0400 e o 3424-4192.