00:00:00 Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024


Dourados Quarta-feira, 24 de Abril de 2013, 16:24 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2013, 16h:24 - A | A

Com investimentos, Dourados melhora Educação

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Educação vem recebendo atenção especial da Prefeitura de Dourados. O prefeito Murilo Zauith tem a área como prioridade e realiza investimentos para melhorar a qualidade de ensino e o aprendizado dos alunos, e a qualidade de vida dos profissionais que trabalham em salas de aula.

Segundo informações da prefeitura, repassadas por meio da assessoria de imprensa, reforma de escolas, construção de Ceims, entrega de uniforme e kit de materiais escolares, incluindo mochila, valorização do profissional, atividades no contraturno das aulas e o Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte) são alguns dos principais avanços na Educação de Dourados.

Em 2013, uma das primeiras ações da prefeitura foi a transferência da Secretaria de Educação para outro prédio, com condições mais adequadas para o funcionamento, facilitando tanto para o trabalho do servidor quanto para o atendimento às pessoas que procuram o setor.

Merenda

As mudanças não ficaram apenas na estrutura física. A secretária Marinisa Mizoguchi ressalta que em três meses foi possível reestruturar todo o setor de nutrição escolar, com elaboração de novo cardápio e o aumento em 100% do valor repassado por criança para merenda escolar.

Liberdade de administração

Os diretores de todas as unidades escolares e Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) receberam autonomia para que possam administrar os recursos financeiros de sua escola, para aquisição da merenda, material didático, manutenção e conservação.

Dessa forma, a prefeitura repassa um valor determinado para que os próprios estabelecimentos de ensino, através da APM (Associação de Pais e Mestres), cuide da manutenção da escola e compra da merenda escolar.

Mais vagas em Ceims

Este ano, beneficiando diretamente os 27 mil alunos, a Prefeitura de Dourados abriu mais mil vagas para os Ceims, além de implantar a matrícula on-line, ampliar o transporte escolar das áreas indígenas e rurais e entregar, no início do ano letivo, livros didáticos, kits escolares, mochilas e uniformes.

Servidores da educação

Como melhorias para o quadro de servidores, a prefeitura criou uma comissão para estudar o PCCR (Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do Magistério) e já está elaborando o projeto para implantar 1/3 de hora atividade.

De acordo com informações da prefeitura, atualmente os assistentes pedagógicos são profissionais do magistério e não mais administrativos, um ganho para a categoria.

Piso nacional

Na Câmara Municipal, tramita o projeto de lei que mantém o cumprimento do piso nacional.

"É a conquista de um diálogo que sempre tivemos com a categoria.Mas é preciso ter responsabilidade. Seguindo os critérios do Fundeb, estamos investindo no professor dentro do limite. Além do piso nacional, damos dedicação de regência e vamos discutir o PCCR”, diz o prefeito.

Alunos

Como melhoria também voltada para o aluno, o prefeito Murilo determinou a parceria entre o Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte), com o Mais Educação, com a finalidade de atender melhor as escolas através dos projetos do município em parceria com o governo federal, disponibilizados aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

“A educação é nosso carro-chefe. Nesses dois anos investimos pesado em educação, distribuindo uniforme escolar, mochila, kit de materiais escolares para todos os alunos. Assumimos essa responsabilidade com os pais, abrimos o Nace e hoje temos mil crianças fazendo balé, estudando música. Esse é um projeto maior, que contempla todas as escolas, unificando outros projetos onde cada escola tinha o seu”, afirma o prefeito.

A secretária Marinisa Mizoguchi afirma as ações mostram a responsabilidade da atual administração com os estudantes e professores, reafirmando as palavras do prefeito, de que o município é parceiro dos pais na educação de seus filhos e tem o compromisso de proporcionar o melhor para garantir que sejam cidadãos de bem no futuro.

Números

Atualmente, Dourados tem 45 escolas municipais de 1º a 9º ano, sendo 29 delas na cidade, 9 na zona rural e 7 indígenas. A prefeitura mantém 28 Centros de Educação Infantil (Ceims) e tem convênio com outras sete instituições para atender as crianças.

Para ampliar o número de vagas destinadas à educação infantil, a prefeitura está construindo o Ceim do Jardim Guaicurus, que vai atender 240 crianças. A entrega ocorre até junho deste ano.

Atualmente a Prefeitura de Dourados prepara processo de licitação para construção de 9 Ceims, beneficiando moradores do Altos do Indaiá, Colibri, Jardim Vitória, Vila Erondina, Parque das Nações I, Parque do Lago, Vila Vargas, Jardim Monte Carlo e Jóquei Clube.

Além disse, estão em andamento as obras de reforma e ampliação das escolas Pedro Palhano na saída para Itaporã, Lóide Bonfim Andrade no Água Boa, Antonia Cândido de Melo no Parque das Nações II, Laudemira Coutinho de Melo no Santa Maria, Álvaro Brandão no João Paulo II, Luiz Antonio no Novo Horizonte, Ceim Manoel Pedro Nolasco no João Paulo II e Ceim Maria de Nazaré no Jardim Flórida.

Comente esta notícia