00:00:00 Sábado, 26 de Abril de 2025


Dourados Quarta-feira, 21 de Março de 2012, 18:53 - A | A

Quarta-feira, 21 de Março de 2012, 18h:53 - A | A

Deputado Tetila quer caminhão para coleta seletiva

Da Redação.

Para apoiar o trabalho da Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) solicitou o apoio do deputado federal Vander Loubet (PT) para a viabilização de R$ 150 mil para aquisição de um caminhão para uso no serviço dos trabalhadores. 

A Agecold é uma associação sem fins lucrativos, que reúne catadores e selecionadores de materiais recicláveis. Ao todo são 35 trabalhadores agregados, entre homens e mulheres, na faixa etária de 30 a 60 anos de idade, que trabalham diariamente na coleta seletiva de papéis, plásticos, metais, vidros, e outros materiais, como equipamentos eletrônicos de pequeno porte.

“Conheço bem esse projeto, sei da seriedade com que é tocado, pois, foi na minha gestão, enquanto prefeito de Dourados, que ele teve início. Hoje, a Associação mostra força e o resultado disso é que já está necessitando de um caminhão para transportar o material que coleta. Creio que seria muito importante uma atenção especial à essa solicitação”, justifica Tetila.

Dados da Agecold mostram que, mensalmente, são recolhidas entre 60 e 70 toneladas de materiais vindos da coleta seletiva, graças às parcerias entre empresas privadas e públicas, além dos catadores cadastrados, que recolhem materiais nas residências e comércio em geral.

Após esse processo, todo material separado se transforma em matéria prima e é encaminhado para uma indústria de reciclagem, onde é processado e transformado em produto novo e colocado novamente no mercado.

“É um trabalho de muita importância social e para o meio ambiente também, afinal, a quantidade de material recolhido não é pouca, mas poderia ser maior, porque só em Dourados estão indo para o aterro sanitário 140 toneladas de resíduos domésticos por mês, que poderiam muito bem passar por coleta”, explica Tetila.

O deputado acredita que, com o caminhão, o volume de coleta poderá aumentar. “Com a aquisição desse caminhão o serviço poderá ser ampliado e, conseqüentemente, ajudará a gerar mais renda para os associados, que desempenham um papel de suma importância nesse trabalho, aliando preservação ambiental, distribuição de renda e cidadania”, afirma Tetila.(Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia