00:00:00 Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024


Dourados Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013, 13:08 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013, 13h:08 - A | A

Dourados completa 78 anos com mais de 200 mil habitantes e garantia de desenvolvimento

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Localizada no sul do Estado, Dourados foi fundada em 20 de dezembro de 1935. Setenta e oito anos depois, o município que era habitado pelas etnias Terena e Kaiwá, e que concentra uma das maiores populações indígenas no país, Dourados se tornou na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, com 200.729 habitantes, segundo o censo de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com garantia de franco desenvolvimento.

A história de Dourados começa em 1861 quando Antônio João Ribeiro instalou a Colônia Militar de Dourados, no período da invasão paraguaia. Algumas famílias vindas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, começaram a se instalar nas novas terras do oeste do Brasil.

A notícia sobre a fertilidade da terra e do acentuado progresso da região se espalhou a atraiu novos colonizadores em demanda da exploração dos extensos ervais nativos impulsionados pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924, destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914.

Entre os colonizadores, um homem se destacou pela coragem e pela vontade no trabalho da lavoura e pecuária. Marcelo Pires se dedicou intensamente à criação de gado. Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados.

A cidade possui hoje uma área territorial de 4.086,387 km² e faz divisa com os municípios de Rio Brilhante, Marcaju, Douradina e Itaporã, ao norte. Ao sul, faz fronteira com Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã e Ponta Porã, e ao leste, com Deodápolis.
Dourados destaca-se pela agricultura, com a produção de grãos de soja e milho; e a pecuária, com a criação de bovinos. Também se destaca na produção de aves, ovos e mel de abelha.

O município que ocupa o 55º maior município interioriano no país, Dourados apresenta um crescimento econômico acelerado nos últimos dez anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, setores como o da indústria de alimentos, móveis, metalmecânico, construção civil, e confecção, representam os cinco maiores carros chefe do município em um grupo de 1.200 empresas, além do agronegócio.

 

Comente esta notícia