A Câmara Municipal de Dourados aprovou, por unanimidade, na última terça-feira (8), o projeto de lei de autoria do vereador Aguilera de Souza (PSDC), que cria a Semana dos Jogos Escolares Indígenas. Estiveram presentes na ocasião, representantes da comunidade escolar indígena, entre eles pais, alunos, professores e diretores.
O projeto de lei apresentado pelo vereador indígena visa essencialmente incentivar os alunos da comunidade indígena a participar e valorizar a sua cultura, através da prática desportiva, e também incentivar o relacionamento humano entre as etnias que vivem na Reserva de Dourados. Na Semana dos Jogos Escolares Indígenas, serão realizadas atividades com o objetivo de oferecer a integração cultural entre a comunidade estudantil e simpatizantes do desporto. Aguilera ressalta a importância da criação da data e dos frutos a serem colhidos.
Ao todo são mais de 4 mil alunos indígenas matriculados em sete escolas municipais indígenas e em uma escola estadual. A semana será comemorada na segunda quinzena do mês de outubro e contemplará toda a comunidade escolar das aldeias Panambizinho, Bororó e Jaguapiru.