00:00:00 Terça-feira, 10 de Setembro de 2024


Dourados Sexta-feira, 08 de Agosto de 2014, 08:36 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2014, 08h:36 - A | A

Dourados declara guerra contra lixões clandestinos

Fernando Hassessian - Especial para (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Dourados endureceu o combate ao descarte inadequado do lixo pelos moradores. Apesar de ser um dos poucos municípios do Estado a atender as novas políticas de resíduos sólidos, com a implantação de aterro, alguns populares ainda insistem e jogar lixos às margens de rodovias e terrenos baldios. “Quem for pego, responderá por crime ambiental, terá que recuperar a área degrada e ainda estará sujeito a multa”, comunica a Prefeitura.

O problema é sério, e além da sujeira, os lixões clandestinos servem de criadouros de mosquitos, ratos e cobras. Segundo levantamento da Prefeitura, são pelo menos 20 pontos críticos espalhados pela cidade, que a prefeitura deve localizar e realizar a limpeza regularmente.

O Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) alerta sobre os problemas que a pessoa pode ter ao depositar lixo em local não apropriado. O diretor-presidente do órgão, Rogério Yuri Farias Kintschev, explicou que essa prática é crime ambiental e a responsabilidade é cível e criminal. “Além de responder o processo, a pessoa paga multa e ainda terá que recuperar a área degradada”, afirmou Yuri.

O diretor explica ainda que, no caso do morador ser flagrado jogando lixo em terreno baldio, na rua ou em qualquer outra área não adequada, ele poderá ser responsabilizado por todo o produto que está depositado irregularmente no local. “Se a fiscalização chegar no momento da descarga, todo o lixo que estiver ali poderá ser atribuído a quem estiver cometendo o crime”, alertou.

O diretor de Serviços Urbanos, Édio Carneiro, que é responsável pela limpeza da cidade, ressalta que o serviço realizado pela prefeitura é eficiente e não justifica o morador depositar seu lixo, inclusive o doméstico, em terrenos baldios. “O caminhão da coleta passa a frente das casas regularmente, e recolhe todo o lixo que estiver devidamente embalado”, informou o diretor.

Ele disse que a prefeitura tem que disponibilizar uma equipe só para atender os depósitos de lixo clandestinos em, pelo menos, 20 pontos considerados críticos e que exigem limpeza semanalmente. A prefeitura pede para que a população denuncie esse tipo de irregularidade para ajudar a manter a cidade ainda mais limpa. Caso seja detectada uma ação dessa natureza o cidadão pode ligar imediatamente para o Imam no telefone 3428-4970.
 

Comente esta notícia