A cidade de Dourados é referência nacional em homeopatia desde que foi criado há cerca de vinte anos um Centro de Saúde especializado em homeopatia. De lá prá cá a experiência local foi copiada por diversos municípios brasileiros.
No próximo mês a Secretaria Municipal de Saúde vai criar os grupos de psicoterapia conforme afirmou a coordenadora do Núcleo de Atenção Especializada Josiane França Peralta. O local, segundo ela, possui ótimo espaço para o atendimento de psicologia e vai permitir a realização de grupos terapêuticos em uma sala ampla disponibilizada pela unidade.
Antes, o serviço de psicoterapia coletiva era realizado no prédio do Ambulatório de Saúde Mental e a partir de abril passa a funcionar no Centro Homeopático, localizado na Rua Monte Castelo, 125, no Jardim Londrina. Por determinação do prefeito Murilo, recentemente a unidade recebeu pintura e pequenos reparos.
Os casos que necessitam de atendimento psicológico são encaminhados através da Central de Regulação após atendimento inicial nas unidades de saúde. As vagas com psicólogo são disponibilizadas através da autorização do médico regulador que utiliza o programa do Sisreg (Sistema de Regulação Ambulatorial).
Para participar das avaliações de aconselhamento e psicoterapia individual e de grupo, o paciente deve primeiro procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.
“A agenda para o tratamento funcionará a princípio com duas psicólogas, com duração de 40 horas para as triagens na primeira vez. Quanto aos agendamentos internos de aconselhamentos e psicoterapias, dependerá da avaliação das profissionais, de acordo com a patologia apresentada”, ressaltou Josiane.
Conforme a coordenadora do Núcleo, a psicoterapia de grupo ajuda a solucionar problemas, contribui para o indivíduo reavaliar suas ideias, sentimentos e comportamentos ao longo de sua história. De acordo com dados avaliados pelo núcleo, cerca de 50% dos casos em acompanhamento ambulatorial apresentam melhora.
Para os atendimentos de triagem, o Sistema de Regulação Ambulatorial ofertará um total de 200 vagas por mês, para psicoterapia individual e aproximadamente 70 para psicoterapia em grupo. “Lembramos que o atendimento de psicologia do Centro Homeopático deverá ser mediante uma primeira marcação de triagem pelo Núcleo de Regulação, através de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde”, explica Josiane.