Com trabalho voltado para a prevenção da saúde do trabalhador, a prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde reestruturou em 2011 e reativou no início de 2012, por determinação do prefeito Murilo, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Trata-se de um segmento do Departamento de Vigilância em Saúde, que orienta os empresários na prevenção de doenças e acidentes.
Eduardo Arteiro Marcondes, diretor de Vigilância em Saúde, informou que em 2012 foram atendidas 193 empresas e nestes primeiros meses de 2013 a equipe já esteve em 36 estabelecimentos. Em torno de 90% são de Dourados e o restante de cidades vizinhas, já que o Cerest, embora sendo vinculado diretamente à prefeitura, é referência regional.
Nesta segunda-feira (8) a equipe esteve no município de Rio Brilhante, atendendo solicitação de uma usina. Na sexta-feira (5) o atendimento foi em Dourados, na empresa Gorethy G Lingerie, com a participação de 80 trabalhadores. Em todas as ações participam seis profissionais, incluindo médico, psicólogo, enfermeiros e técnicos de segurança do trabalho.
O secretário de Saúde, Sebastião Nogueira Faria, afirma que a atuação do Cerest é exclusivamente preventiva.
“Nós apenas orientamos as empresas sobre medidas e mecanismos que podem reduzir os acidentes, ou mesmo determinadas doenças contraídas pela não existência de um simples exercício físico, as quais resultam na falta ao trabalho”, ressaltou.
Sebastião reforça que a prefeitura não vai até estes locais para fiscalizar ou punir por qualquer irregularidade, mas detectar os problemas e oferecer sugestões para que sejam resolvidos. Além dos casos de solicitação das próprias empresas, existem situações observadas pela equipe, durante as ações compartilhadas de saúde, que acabam gerando uma visita técnica.
Entre as orientações às empresas estão a higienização constante do local de trabalho, exercícios para prevenir problemas por movimentos repetitivos, cadeira para melhor acomodação, uso de auriculares para locais onde há muito barulho, parcerias com nutricionistas como forma de orientar na alimentação, prevenindo a hipertensão e várias outras ações.