Sexta-feira, 17 de Maio de 2024


Dourados Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014, 08:13 - A | A

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014, 08h:13 - A | A

Dourados investe em inclusão de alunos especiais

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A prefeitura de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, investe na inclusão de alunos especiais nas escolas da rede municipal de ensino. No ano passado foram 472 crianças matriculadas nos Centros de Educação Municipal (Ceims) e escolas urbanas, indígenas e rurais, contra 386 alunos especiais em 2012, o que representa crescimento médio de 15%. Os dados foram divulgados na terça-feira (28) pela coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, Terezinha Aparecida Piva Espósito.

Segundo a pedagoga e psicóloga, alunos com alguma deficiência física, visual, auditiva ou autista recebem atenção especial do município. Profissionais de apoio educacional são deslocados para atuar como mediadores entre o professor regente e o aluno especial, assim como, na higiene, alimentação e locomoção nos casos necessários.

Para cuidar ainda melhor dos seus alunos especiais, a Prefeitura de Dourados mantém 29 SRM's (Salas de Recurso Multifuncional) espalhadas pela cidade e que funcionam no contraturno. Ou seja, os especiais têm um programa de educação integral. O atendimento nessas salas, segundo Terezinha, é feito com base nas necessidades de cada aluno.

Na Escola Avani Fehlauer, que fica na Avenida José Roberto Teixeira, no Jardim Flórida I, funciona um programa de atendimento e orientação e ainda avaliação emocional para pais e alunos com deficiência visual.

Dois profissionais especializados no ensino de Libras garantem todo o apoio ao sistema de educação especial. A Secretaria de Educação também oferece três cursos por ano nessa linguagem, para capacitar os profissionais da área, um básico, um intermediário e outro avançado.
 

Comente esta notícia