00:00:00 Sábado, 25 de Janeiro de 2025


Dourados Quinta-feira, 14 de Agosto de 2014, 14:55 - A | A

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2014, 14h:55 - A | A

Dourados mantém Centro de Referência

Luciana Recio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, mantém em funcionamento, o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH), que oferece atendimento médico em pneumologia e hansenologia.

De acordo com Murilo Zauith, prefeito do Município, o atendimento especializado em saúde é um de seus focos de trabalho, para garantir a qualidade de vida da população de Dourados.

Por dia são agendadas, via Sesreg (Sistema de Regulação) pela Unidade Básica de Saúde, pelos menos 12 consultas para cada médico. Dessa forma, para ter acesso aos serviços oferecidos, primeiramente a pessoa que apresentar os sintomas de quaisquer das doenças deve procurar a unidade básica mais próxima.

Além de médicos especializados em tuberculose e hanseníase, o centro conta também com serviço de enfermagem e fisioterapia, além de laboratórios especializados para detectar tais patologias.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são registrados em média, entre 80 e 90 casos por ano de tuberculose. Só neste ano foram 59 até este mês. Já em relação à hanseníase, são registrados anualmente entre 35 e 45 casos, sendo que até o momento foram confirmados seis no município.

Sintomas

O mais comum da tuberculose é a tosse seca que dura mais de três semanas. Os grupos de pessoas mais vulneráveis são indígenas, privados de liberdade, com HIV/Aids, e que vivem em situação de rua, entre outros.

Já no caso da hanseníase os sintomas são manchas vermelhas, brancas ou marrons, em qualquer parte do corpo. Há ainda alteração de sensibilidade nestas regiões manchadas, algumas vezes doloridas, além de febre.

Tão importante quanto à detecção precoce é que o paciente inicie e continue o tratamento da maneira correta. Para alertar a população, o Centro ainda realiza atividades de conscientização através de campanhas.

Para combater essas doenças o centro realiza nesta sexta-feira (15), um Ciclo de Palestras, como parte das ações preventivas. As atividades serão na sede do Secod (Sindicato dos Comerciários de Dourados) e tem vagas limitadas.

A ação será voltada a trabalhadores e acadêmicos das áreas ligadas aos temas.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, por e-mail ou telefone. É necessário encaminhar o nome completo, telefone de contato e nome do local de trabalho ou estudo.

Serviço:

As informações podem ser obtidas através dos telefones 3428-2400 ou 3428-1251, ou ainda pelos e-mails: [email protected] e [email protected]
 

Comente esta notícia