Em sintonia com as novas necessidades do mercado em que a criatividade é uma ferramenta fundamental de competitividade nos negócios, o Senai de Mato Grosso do Sul passará a oferecer aos empreendedores a oportunidade de desenvolver projetos inovadores na área de alimentos. Trata-se do Laboratório de Inovação e Criatividade, que será implantado dentro do Instituto Senai de Inovação, Alimentos (IST Alimentos), a ser inaugurado em Dourados (MS) no próximo dia 25 de julho.
Projeto
O programa irá oferecer a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos – etapa fundamental em processos de inovação, que dá forma à ideia desenhada na prancheta. Esta é mais uma ação do conjunto de iniciativas do Senai e da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para estimular a cultura da inovação no setor industrial. Dourados é o principal polo industrial, comercial e de serviços da Região e se destaca por ser o segundo maior PIB do Estado. Apesar da predominância do agronegócio, a produção industrial já ocupa espaço significativo na economia sul-mato-grossense, sobretudo no setor de alimentos e bebida.
Devido ao grande destaque na região deste setor, Dourados foi escolhida para abrigar o Laboratório de Inovação e Criatividade. O objetivo é disponibilizar o livre acesso ao CPA no conceito “living lab”, que significa laboratório vivo, com foco na criação, co-criação de novos produtos alimentícios, desde a concepção da ideia, treinamento e modelamento de negócios empreendedores.