O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), e o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, receberam, na manhã desta segunda-feira (9), a médica cubana Karelia Guadalupe Valdes, enviada ao município pelo Ministério da Saúde por meio do programa “Mais Médicos”. A prefeitura aguarda a chegada de mais nove profissionais ainda neste mês.
Depois de ser selecionada pelo programa do governo federal que visa solucionar o problema da falta de médicos nas cidades brasileiras, Karelia Valdes passou por curso de capacitação, em Brasília (DF). Durante 30 dias, ela recebeu aulas sobre como funciona a saúde pública no País e também para aperfeiçoar a Língua Portuguesa.
Formada em Medicina pelo Instituto Superior de Ciências Médicas, Kerelia atua há oito ano na atenção básica. Ela trabalhou em Cuba e na Venezuela.
Em Dourados, a profissional vai atender pacientes do posto de saúde do Bairro Jóquei Clube. O prefeito Murilo Zauith destacou a importância da chegada dos novos médicos ao município. Ele disse que, assim, “aos poucos a prefeitura está sanando as dificuldades na área de saúde básica”.