Os pacientes de Dourados que necessitam de tratamento fisioterápico são obrigados a procurar clínicas privadas, onde o município mantém convênio para a prestação de serviço. Com a alta demanda, os pacientes que precisam de tratamento urgente acabam desistindo de esperar pela vaga e abrem mão do atendimento pela rede pública.
Para o deputado estadual Laerte Tetila (PT), a cidade de Dourados tem condições de receber a implantação de um Centro Municipal de Fisioterapia, para oferecer serviços gratuitos à população. O parlamentar explica que esta medida, além ampliar e melhorar o atendimento fisioterápico vai proporcionar economia aos cofres públicos, uma vez que se gasta muito com clinicas particulares, sem conseguir atender a todos os cidadãos.
“O objetivo é oferecer ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o monitoramento e tratamento fisioterápico para que o paciente possa retornar o mais breve possível às atividades da vida ativa e produtiva. A partir da implantação do Centro, estes serviços passarão a ser disponibilizados diretamente pelo município”, ressalta Tetila.