Com o tema “Década Mundial de Segurança no Trânsito: Álcool e suas Consequências”, a Semana Nacional de Trânsito será aberta em Dourados nesta quarta-feira, com um seminário. O evento será às 19h, no anfiteatro da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), tendo como palestrante a psicóloga e perita examinadora Silvana Progetti Paschoal Sisti.
Durante o dia haverá conscientização direcionada aos motoristas das secretarias municipais sobre necessidade do cinto de segurança e não uso de celular ao volante. Também será feita adesivagem dos veículos.
Na quinta-feira haverá blitz educativa abordando motoristas a respeito da velocidade, na Avenida Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João, às 9h, e na Rua Hayel Bon Faker entre Pedro Rigotti e Adroaldo Pizzini às 15h.
Na sexta-feira (dia 20) será feito um minuto de reflexão com o tema “Pare, pense e mude para um trânsito melhor”, na Marcelino Pires em frente ao Shopping Avenida Center e em frente à Praça Antonio João, às 9h. A mesma ação se repete às 15h nesses locais.
Às 20h acontece a ação “Álcool e direção não combina”, com blitz educativa nas vias e abordagem nos principais bares da cidade.
No sábado haverá blitz abordando motociclistas sobre a velocidade (Vivo em Duas Rodas). A ação será às 9h, na Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João. Nesse dia também haverá palestras nas igrejas evangélicas e católicas.
No domingo dia 22 seguem as palestras educativas sobre trânsito nas igrejas evangélicas e católicas. Na segunda–feira (23) ocorrem palestras e demonstração de sinalização horizontal nas escolas. Na terça-feira, dia 24, as atividades seguem na Marcelino Pires em frente a Praça Antônio João às 9h, com a ação “Pedestre Pé na Faixa, Motorista Pé no Freio”.
Na quarta-feira (25) será realizada uma passeata em memória das vítimas de trânsito, na Marcelino Pires com saída em frente à loja Seller com chegada na Praça Antonio João, às 8h.