Sábado, 18 de Maio de 2024


Dourados Sábado, 22 de Março de 2014, 12:03 - A | A

Sábado, 22 de Março de 2014, 12h:03 - A | A

Em Dourados, prefeitura promove ação para alertar sobre casos tuberculose

Da Redação (JR)

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, será lembrado em Dourados por uma ação educativa realizada pela prefeitura através do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH) da Secretaria de Saúde.

A atividade será realizada a partir das 8h com término previsto para às 12 na Praça Antônio João, e contará com a parceria de acadêmicos de medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ainda na segunda-feira será distribuído material informativo sobre a doença e realizadas orientações quanto ao exame de escarro, usado para detectar a tuberculose. “Espera-se que a população tenha mais conhecimento sobre a doença e fique alerta para reconhecer os sinais e sintomas, e buscar os serviços de saúde em caso de suspeita”, afirmou Célia Maria Valério Motta Nunes, coordenadora do CRTH.

O centro é o órgão da prefeitura que faz o acompanhamento dos tuberculosos e hansenianos através da rede pública. Em 2013, foram notificados 95 novos casos de tuberculose em Dourados.

Estudos recentes apontam alguns fatores individuais favoráveis à ocorrência da doença, em associação a outras comorbidades (etilismo, diabetes, HIV). Em Mato Grosso do Sul, a tuberculose é a primeira doença associada com o HIV positivo e entre os óbitos de pessoas com Aids é a principal causa de morte.

Em todo país, a doença é considerada um problema sério de saúde pública. Tanto que a meta do milênio é erradicá-la até 2050, no entanto, o Brasil assumiu um compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS) de reduzir pela metade o número de casos e mortes decorrentes da tuberculose até 2015.
 

Comente esta notícia