00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Dourados Segunda-feira, 19 de Maio de 2014, 17:12 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2014, 17h:12 - A | A

Entidades elaboram o Plano Municipal de Educação de Dourados

Da Redação (JR)

Representantes de 28 instituições começaram elaborar o Plano Municipal de Educação de Dourados (PME). A primeira reunião sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, com todos os integrantes, foi realizado no dia 15 deste mês.

De acordo com a presidente da comissão de criação, Ivanete Alves, o PME é será integrado ao Plano Estadual de Educação (PEE) e ao Plano Nacional de Educação (PNE).

“Terá as mesmas metas do Plano Nacional e os mesmos objetivos gerais, porém os objetivos específicos e as estratégias estarão voltados à realidade do município”, explica Ivanete.
Desde o final de 2013, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando juntamente com a orientação de uma representante do Ministério da Educação no Estado, para a criação do Plano Municipal.

Segundo Ivanete, o PME consiste num documento referência para orientar as políticas educacionais nos próximos dez anos, subsidiando as decisões, a execução das ações, criando mecanismos de acompanhamento e avaliação.

Neste sentido, a Secretaria de Educação já tem dado inicio aos trabalhos, com a criação de uma comissão com representantes de várias instituições da Sociedade Civil, publicada no Diário Oficial do Município de 24 de abril deste ano.

A comissão foi dividida em duas, sendo, Comissão Gestora, com representantes da Secretaria de Educação, e Comissão Macro, com a representatividade de 28 instituições do município.

Na primeira reunião, no dia 15, foram debatidos os assuntos pertinentes ao PME. A próxima reunião prevista para o dia 13 de junho, na Secretaria de Educação, vai analisar calendário, regimento interno e ações no município. Os encontros estão programados para ocorrerem a cada 30 dias.

A presidente lembra que os Estados brasileiros como o Distrito Federal e os municípios terão o prazo de um ano, a contar da aprovação do Plano Nacional de Educação, para criar ou adequar os seus Planos. “O caráter participativo e democrático serão prioridades em todas as etapas de elaboração do Plano”, completou Ivanete Alves.

(Fonte: Prefeitura de Dourados)

Comente esta notícia