O ano letivo começa nesta quarta-feira (5) para os 28 mil alunos matriculados nas 45 escolas e 36 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), em Dourados. Neste ano, a prefeitura vai investir R$ 211 milhões para a educação.
Segundo informações do executivo municipal, são gastos com pessoal, manutenção de escolas, material de consumo, merenda escolar, kit de material, uniforme e calçado aos alunos, capacitação e outras despesas. O investimento significa quase 30% do orçamento geral do município, que é de R$ 708 milhões.
As 45 escolas, assim como os 36 Ceims, estão localizados estrategicamente pelo município para facilitar o acesso dos alunos. São 29 escolas na área urbana, nove na zona rural e sete na Reserva Indígena. Neste ano, serão inaugurados os Ceims do Jardim Guaicurus e do Jardim Flórida e outros nove Ceims serão construídos em 2014.
Uma novidade deste ano é a criação da Página do Aluno. Isto será possível, segundo a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi, devido à informatização de todas as escolas, inclusive as localizadas na Reserva Indígena. Pelo sistema, o aluno terá acesso a notas, poderá interagir com professores e tirar dúvidas. É mais um recurso criado pela atual administração para modernizar a educação.
Para garantir uma alimentação de qualidade, a prefeitura investe duas vezes mais que o governo federal na alimentação escolar.
A entrega dos kits será feita no dia 20 deste mês por conta de atrasos na fabricação. O kit está sendo entregue pelo terceiro ano consecutivo.