00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Dourados Sábado, 21 de Fevereiro de 2015, 08:58 - A | A

Sábado, 21 de Fevereiro de 2015, 08h:58 - A | A

Exército realiza atividade para lembrar tomada do Monte Castelo

Taciane Peres - Capital News

O Comando do Comando Militar do Oeste realizará, no sábado (21) uma formatura militar alusiva ao 70º aniversário da Tomada de Monte Castelo, na Itália. A solenidade será uma forma de relembrar o feito heroico dos soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial no combate às forças do Eixo, na batalha mais emblemática daquele palco de guerra. A solenidade será realizada no campo de parada do CMO, Plínio Pitaluga. Militares que integraram a Força Expedicionária Brasileira, que residem em Campo Grande, estarão presentes à homenagem.

Tomada

A Tomada de Monte Castelo de acordo com o site Dourados News, é celebrada pelo Exército no dia 21 de fevereiro. Foi uma batalha travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e forças do exército alemão, que tentavam conter o seu avanço no norte da Itália. Na madrugada do dia 21 de fevereiro de 1945, as tropas brasileiras partiram em mais um ataque contra Monte Castelo, cuja fortaleza só foi tomada ao entardecer, após duros combates e muito sangue derramado.

Essa batalha marcou profundamente todos os integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e é considerada o episódio mais emocionante da trajetória dos nossos soldados em território italiano. A conquista de Monte Castelo entrou para a história do Exército tanto pelo significado tático daquela elevação, quanto pelas condições de extrema adversidade que envolveram toda a operação de ataque. Na época do então Mato Grosso, cerca de 800 militares partiram dessa região para a Europa, segundo o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira em Mato Grosso do Sul (ANVFEB-MS), Agostinho Gonçalves Mota.
 

Comente esta notícia