Ações desenvolvidas pela Prefeitura de Dourados ensinam a importância do uso racional de medicamentos e as formas corretas de armazenamento, conservação e descarte.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, inicialmente o trabalho foi feito com idosos que fazem parte do Programa Hiperdia, por meio de gincanas, mas a intenção é realizar atividades com diferentes grupos, como crianças e gestantes, por exemplo.
O primeiro evento do gênero promovido em Dourados foi no Centro de Referência e de Assistência Social (Cras) da Vila Cachoeirinha. O trabalho é desenvolvido pelas farmacêuticas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em parceria com unidades de saúdes e dos Cras.
Idosos foram divididos em duas equipes e motivados a responder algumas perguntas sorteadas. Mesmo que a pessoa respondesse de forma incorreta ou incompleta, as farmacêuticas forneciam a explicação correta e a pontuação era marcada.
Durante a ação outros serviços foram colocados à disposição dos idosos, como medição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Outras ações semelhantes foram realizadas no dia 21 com os idosos na Vila Hilda.
Nesta quinta-feira (23), a partir das 13h30, serão promovidos atendimentos individualizados aos idosos no salão da Igreja Santa Cruz, onde funciona o Programa Hiperdia, na Vila Hilda. Outra ação está definida para ser realizada com as crianças no dia 7 de julho, no Parque das Nações.