A Guarda Municipal de Dourados realizou, em 2012, 3.577 boletins de atendimento e ocorrências, dos quais, 1.695 foram ligados a órgãos públicos. Dos chamados recebidos para reprimir algum tipo de ilícito penal, 410 tiveram que se concretizar na Delegacia de Polícia.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, apenas 11,47% dos atendimentos resultaram em boletins de ocorrência. Os restantes dos trabalhos foram de ação social ou prestação de serviços, como fiscalização e ordenamento de trânsito, preservação e vigilância do patrimônio público e, nas questões sociais, de Defesa Civil e de segurança.
Desse total de atendimentos, 545 boletins foram feitos em escolas, por meio do Programa Ronda Escolar. A Guarda Municipal ainda prestou assistência no transporte, nas viaturas e a 286 pessoas necessitadas, que solicitaram encaminhamento a hospitais, Pronto Atendimento Médico (PAM), Casa da Acolhida, Conselho Tutelar, residências e ao Viva Mulher.
Também foram registrados 186 atendimentos em acidentes de trânsito, o que proporcionou maior segurança para as equipes de resgate do SAMU, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Os trabalhos educativos no trânsito somaram 444 ações.
Instituições como a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército também contaram com o auxílio da Guarda Municipal em 2012.