A Prefeitura de Dourados através do Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente) e Enersul iniciaram nesta sexta-feira o plantio de 800 mudas de árvores por meio do Programa de Arborização Urbana. As mudas doadas pela Enersul são da espécie resedá e serão plantadas em diversas ruas da cidade.
O prefeito Murilo recebeu as mudas em ato realizado na sede do Imam, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Idenor Machado, do diretor-presidente do Imam Rogério Yuri Farias Kintschev, do presidente do Condam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Ataulfo Alves Stein e ambientalistas. A diretoria da Enersul foi representada por Edmir José Bosso.
Murilo ressaltou a importância de a empresa trabalhar integrada com a prefeitura na preservação do meio ambiente, junto com o Imam e o Condam. Ele falou também da necessidade de se manter as matas nativas urbanas, que estão presentes em propriedades próximas a Dourados.
O prefeito citou como exemplo a floresta da Tijuca no Rio de Janeiro, que fica dentro da cidade. “Precisamos ter planejamento e conviver com essa integração, que antes de tudo representa amor à natureza”, disse ele.
Murilo também reforçou a parceria com a Enersul para o cuidado com as árvores da cidade, sobretudo agora com o equipamento de ultra-sonografia que será comprado para fazer o diagnóstico da planta, com avaliação da saúde dela e facilitar a preservação.
O representante da Enersul Edmir José Bosso disse que a doação das mudas é feita especialmente dentro de um programa de compensação ambiental em função dos serviços de poda que a empresa realiza na cidade para evitar contato com a rede de energia.
No final do ato, Murilo entregou a caminhonete Amarok que será utilizada pelo Imam na gestão ambiental. Também foi descerrada a placa que marca o início do Programa de Arborização Urbana. No local foi plantada uma muda de ipê branco.