A saúde pública no Município de Dourados vem apresentando diferenciais positivos, já que, dentro do possível, o prefeito Murilo Zauith, realiza ações de enfrentamento aos caos do setor. Tais ações melhoram também a qualidade de vida da população.
Uma das propostas para melhorar a saúde pública e, que já está sendo feita no município, diz respeito à prevenção contra doenças, realizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.
O trabalho das equipes consiste em dar orientações sobre os sintomas e tratamentos das doenças como, por exemplo, a dengue. Além de mostrar a população formas de combatê-las.
Para que este trabalho seja realizado da melhor forma possível, o município dá passos largos para estruturação da rede básica de saúde. Obras de construção e ampliação de unidades de saúde são realidade.
A UBS Guaicurus foi inaugurada e já atende 1,5 mil pessoas por mês que são acompanhadas com consultas, exames e vacinas. Já a UBS Cabeceira Alegre, em funcionamento desde 2013, abrigou em prédio próprio equipes de saúde que atendiam em prédios alugados, e hoje contempla 3 mil pessoas por mês.
Dourados está entre os municípios com menores índices de casos de dengue e influenza A no Estado, número este conquistado pelo trabalho preventivo das equipes de saúde e com a cooperação da população.
O trabalho preventivo ainda é realidade com campanhas de conscientização que são recorrentes, como o Agosto Azul, Dourados Rosa, entre outros. A intenção é que a população conheça sobre as doenças, para que possam evita-las. Desta forma a população tem mais qualidade de vida e ajuda a desafogar os serviços de saúde.
“Estamos chamando para nós essa responsabilidade, fazendo todos os enfrentamentos necessários para melhorara a saúde da nossa cidade”, afirmou o prefeito Murilo.
Outra proposta do prefeito é ativar a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), que está em fase de instalação de equipamentos e preparação de equipe. Para ele, a unidade irá reestruturar os serviços de urgência em Dourados.
Já o Hospital da Vida passará a atender através de encaminhamento. Com mais um espaço em funcionamento, a unidade será desafogada o serviço vai ter um ganho significativo.
“Sabemos que os desafios ainda são muitos. Mas, estamos dispostos a enfrentar e levar melhoria à saúde e qualidade de vida da população”, ressaltou Murilo.