00:00:00 Sábado, 09 de Novembro de 2024


Dourados Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012, 11:49 - A | A

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012, 11h:49 - A | A

Modernização e investimentos em infraestrutura: receita do prefeito Murilo para transformar Dourados

Nicanor Coelho, correspondente em Dourados - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A modernização da cidade e maciços investimentos em obras de infraestrutura são as estratégias apresentadas pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) para transformar Dourados numa metrópole regional com ares de uma capital. A afirmação do prefeito foi dada ontem ao comemorar o primeiro ano de seu mandato.

Eleito em fevereiro do ano passado para um mandato tampão por causa da renuncia do ex-prefeito Ari Artuzi envolvido em atos de corrupção, Murilo fez um balanço das ações do seu governo que em sua avaliação deu passos importantes para reorganizar e modernizar a cidade, tendo como meta principal elevar o padrão de Dourados ao de uma capital, oferecendo atendimento digno ao cidadão em todos os setores do município.

Murilo disse que em um ano de trabalho investiu em eixos importantes, como a infraestrutura da cidade, o desenvolvimento do município, nos projetos sociais e na cultura e esporte. No setor de infraestrutura, R$ 140 milhões estão sendo investidos para levar asfalto aos bairros, mais casas escolas e unidades de saúde. Projetos estruturantes também estão sendo priorizados, como a construção da Via Parque ligando o Jardim Clímax à região sul da cidade, a revitalização da Rua Coronel Ponciano e de várias outras vias importantes, como a Monte Alegre, a Fernando Ferrari e a W-11, implantação do asfalto e da nova ponte da Vila Cachoeirinha, pavimentação do Parque das Nações I, recuperação de 1.800 km de estradas rurais e 81.247 metros quadrados de malha viária na área urbana.

Obras emblemáticas que estavam paralisadas foram retomadas, como a ampliação de escolas, a construção do frigorífico de peixe e construção de postos de saúde e a estruturação do aeroporto Francisco de Matos Pereira, que recebe investimentos para melhorar de categoria.

Outras de grande importância foram autorizadas, como a construção de praças no Jardim Canaã I e Parque do Lago, e implantação de uma escola de ensino médio, em parceria com o governo do Estado, no Jóquei Clube.

Por iniciativa do prefeito Murilo, foi elaborado o projeto Pólo de Serviços do Setor Sucroenergético, Dourados esteve presente na Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho (SP) e a cidade sediou pela primeira fez o Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul). Neste ano, Dourados será sede, também pela primeira vez, da Feira do Empreendedor. Outras iniciativas nesse setor foram o programa Alvará em cinco Dias, para modernizar a abertura de empresas, e a valorização do contribuinte, com a implantação da Central de Atendimento ao Cidadão e a campanha do IPTU 2012, que incentivou o douradense a pagar o tributo à vista, com desconto de até 20% e sorteio de prêmios ao longo do ano.

No setor de saúde pela primeira vez a prefeitura fez uma compra de medicamentos e insumos através de um pregão eletrônico, garantindo transparência e economia ao cofre público. Após vários anos de falta de alguns produtos, as farmácias municipais estão sendo abastecidas e em breve todos os lotes estarão à disposição da população.

Na Educação após priorizar a valorização dos profissionais do setor em 2011 e investir na conclusão da reforma de escolas e Ceims, o prefeito Murilo decidiu investir nos alunos da Rede Municipal de Ensino. Pela primeira vez na história de Dourados, todos os estudantes da educação infantil à última série do ensino fundamental vão receber neste ano uniforme, kit de material escolar e mochila. “Uma economia para os pais. Queremos ser parceiros dos pais na educação de seus filhos e essa iniciativa reforça nosso compromisso”, disse o prefeito.

Tendo como objetivo principal a redução dos acidentes, neste um ano foi criada a Agência Municipal de Trânsito e vários investimentos estão sendo feitos para melhorar o tráfego de veículos na cidade. Três rotatórias da Marcelino Pires foram substituídas por semáforos e a principal Avenida de Dourados agora tem três faixas de rolamento, o que ajuda a fluir o trânsito de veículos.
 

Comente esta notícia