A questão indígena, como não poderia deixar de ser, também está presente na Mostra Audiovisual de Dourados (MAD), representada pelo filme “Terra Vermelha”, do cineasta Marco Bechis. Filmada em Mato Grosso do Sul, a trama explora a necessidade do resgate da cultura indígena pela etnia Guarani-Kaoiwá, impulso despertado pelo suicídio de duas meninas da comunidade.
Com classificação de 14 anos, a ficção será exibida durante a MAD no dia 11 de maio, às 13 horas, no Teatro Municipal. Em seguida, haverá uma discussão sobre o filme com a presença de Abrísio da Silva e Ademilson Concianza, indígenas da região de Dourados que atuaram no longa-metragem.
A produção, de 2008, se passa em Dourados e é quase toda falada em tupi-guarani, tendo a participação de indígenas da região como atores, além de nomes conhecidos nacionalmente como o de Matheus Nachtergaele e Leonardo Medeiros. O filme concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e abriu a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
A programação completa e outras informações estão no site www.madufgd.com. As entradas para todos os eventos serão gratuitas.
(Fonte: Assessoria UFGD)