O prefeito Murilo e o governador André Puccinelli inauguraram na tarde desta segunda-feira a unidade do Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) em Dourados, 24º município de Mato Grosso do Sul a receber o programa. Estavam presentes a vice-prefeita Dinaci Ranzi, os deputados estaduais Laerte Tetila e Laudo Davi, o deputado federal Geraldo Resende e vereadores.
Com o Ciat, a Prefeitura de Dourados, governo do Estado e governo federal unificam a política pública de emprego, passando a oferecer no mesmo local atendimentos como seguro-desemprego, emissão de Carteira de Trabalho, cadastro e encaminhamento para o mercado de trabalho e qualificação de mão de obra – feita através do Qualifica Dourados, programa lançado no ano passado pelo prefeito Murilo.
Durante a inauguração do Ciat, que funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, centro da cidade, o prefeito apresentou alguns números comprovando aumento do atendimento de emprego em Dourados.
Segundo Murilo, de 2010 para 2011 houve aumento de 30% na oferta de vagas na agência de emprego e mil pessoas conseguiram uma colocação através do atendimento. “Também aumentamos em 37% o número de empresas cadastradas para alocação de mão de obra e o total de Carteiras de Trabalho emitidas aumentou 105%. Esse é o trabalho que estamos fazendo em Dourados, cumprindo o compromisso de oferecer oportunidade aos trabalhadores e criar condições para que as empresas venham para Dourados e ajudem na geração de emprego”, disse o prefeito.
O governador André Puccinelli cumprimentou o prefeito pela parceria e desejou sucesso aos profissionais que passam a trabalhar na unidade do Ciat. Ele e Murilo assinaram o convênio que institui a parceria entre a prefeitura e o governo do Estado para atendimento na área de emprego.
Cícero Ávila de Lima, diretor geral da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), disse que a implantação do Ciat amplia a atuação do sistema público de emprego no segundo maior mercado de trabalho do Estado, onde existem 66 mil pessoas ocupadas e economicamente ativas – 10% do total estadual.
“Iniciamos há alguns anos o processo de implantação do Ciat em Dourados em parceria com a prefeitura e agora no governo do prefeito Murilo o processo se concretizou. A partir de agora vamos juntar forças no atendimento ao trabalhador, intermediando a inclusão no mercado de trabalho, oferecendo qualificação e auxílio para o seguro-desemprego”, afirmou Cícero de Lima.

Murilo e governador inauguram Ciat de Dourados; unidade amplia atendimento de emprego
Foto: A. Frota/Divulgação