A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretária de Obras, está realizando a retirada das rotatórias da área central da cidade, tornando os cruzamentos mais abertos e melhorando o tráfego de veículos.
No último domingo (14), a rotatória que ficava no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Joaquim Teixeira Alves, foi retirada. O redondo será substituído por semáforo.
O secretário de Obras, Jorge Luiz de Lúcia, explicou que as obras foram realizadas no domingo por conta do grande fluxo da via durante a semana.
“A rotatória era alta e a retirada necessitava de uma grande movimentação de terra, por isso decidimos fazer no domingo, para não comprometer o tráfego que é intenso naquele ponto”, ressaltou.
A obra parte para a fase de pavimentação, cuja ordem de serviço já foi expedida pela prefeitura à empreiteira contratada para o trabalho. “A princípio é um serviço rápido, mas dependemos das condições climáticas”, afirmou o secretário.
Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) os estudos iniciais para a instalação de semáforos de três tempos na localidade já estão sendo feitos. “Temos figueiras histórias no canteiro, temos que estudar como fazer esta instalação dos equipamentos”, disse. O trabalho está previsto para ser simultâneo à pavimentação.
Com a retirada da rotatória, foi transferida do local a estátua de Getúlio Vargas que ficada em cima do redondo. Ela já está instalada no início da Avenida Presidente Vargas, na entrada da cidade pela Perimetral Norte e MS-156, num espaço dedicado a ela. A intenção é manter a homenagem, deixando o monumento na rua que leva o nome do ex-presidente do Brasil.