Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Dourados Segunda-feira, 06 de Maio de 2013, 12:27 - A | A

Segunda-feira, 06 de Maio de 2013, 12h:27 - A | A

Murilo se reúne com líderes indígenas para definir Coordenadoria

Karla Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith, se reuniu pela primeira vez com a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas. O encontro foi na sexta-feira (3), em seu gabinete, e contou a presença de lideranças das aldeias Jaguiapiru e Bororó, incluindo os capitães das duas aldeias. O objetivo foi iniciar o processo de implantação da coordenadoria e discutir assuntos encaminhados pelo prefeito e que cujas decisões serão tomadas pela comunidade indígena.

Estavam presentes a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi e os vereadores Madson Valente e Sérgio Nogueira, líder do prefeito na Câmara.

A reunião teve como interlocutor das lideranças o vereador Aguilera de Souza, que falou sobre a criação da função de um diretor geral e vice-diretor e núcleos para as diversas áreas dentro da coordenadoria, contemplando as três etnias que habitam a reserva. O vereador disse que é necessário criar um quadro de cargos para que as ações sejam encaminhadas através de cada segmento.

O prefeito reforçou que a ideia é exatamente essa e já determinou à Procuradoria Geral do município a elaboração de um organograma para que os próprios índios possam escolher os ocupantes dos cargos.

“A prefeitura criou a Coordenadoria e eu como prefeito vou assinar a nomeação das pessoas indicadas por vocês, para desenvolver e coordenar as atividades de atribuição desse setor”.

Murilo quer a oficialização dos cargos para breve, já que pretende levar esses representantes da comunidade indígena até a capital federal. O prefeito disse aos líderes que vai abrir as portas de todos os órgãos, para que a Coordenadoria possa encaminhar suas propostas diretamente aos setores competentes. “Estou abrindo um caminho para que vocês próprios tenham condições de lutar pela comunidade que representam”.

Vilmar Machado, capitão da Aldeia Jaguapiru, disse que o prefeito Murilo está dando oportunidade para que reserva possa ser atendida em suas necessidades, de forma organizada. Silvano da Silva, representando a capitania da Aldeia Bororó, ressaltou que não se trata de uma pasta que está sendo criada para quatro anos, mas sim um segmento, criado por lei, que vai nortear todas as ações futuras nas aldeias.

Para as lideranças, a coordenadoria é o início da construção de uma política indígena com liberdade e independência. Eles entendem ser uma maneira de colocar aqueles que se aperfeiçoaram nas mais diversas áreas ou que cursaram faculdade, para aplicar os conhecimentos adquiridos no trabalho em prol da população.

Coordenadoria

A Coordenadoria de Assuntos Indígenas é um órgão diretamente subordinado ao gabinete do prefeito e terá a competência de planejar e executar, em conjunto com as demais secretarias, as políticas relativas às questões indígenas, em consonância com os interesses das comunidades indígenas, sem contrariar a Legislação e a competência de outros órgãos federais.
 

Comente esta notícia