Como parte das ações da campanha Dourados Rosa, realizada pela prefeitura municipal e pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, o ônibus do Hospital do Câncer de Barretos segue com atendimentos no município. Nesta segunda-feira (21) as mulheres do distrito de Vila Vargas foram atendidas pelo ônibus que já realizou nos três primeiros dias, 354 exames.
A campanha faz parte das ações para ampliar os serviços de saúde preventiva. Nesta terça-feira (22), o ônibus seguirá para atender a aldeia Bororó no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da aldeia. Segundo a Secretaria de Saúde, nos três primeiros dias de atendimento foram realizadas 148 mamografias e 206 exames preventivos do colo de útero. O total considera as mulheres que estavam agendadas para exames no ônibus e as que foram voluntariamente às unidades e fizeram os exames nos postos de saúde ou no CAM (Centro de Atendimento à Mulher).
A dona de casa Marta Luiza de Castro, 46, gostou de fazer o exame domingo no PAM. “Durante a semana a gente quase não tem tempo. Aqui a gente aproveita o final de semana e faz o exame no mesmo dia”, disse ela que há dois anos não fazia o exame preventivo. Para a manicure Sebastiana Maria de Freitas, 54, que não fazia o preventivo há um ano valeu a pena reservar a manhã de domingo, para participar da ação desenvolvida durante a campanha Dourados Rosa. “É muito bom para a gente que trabalha, esses mutirões podiam ser feitos mais vezes”.
A meta da equipe do Hospital do Câncer de Barretos em conjunto com a organização da campanha é realizar, somente no ônibus, 350 mamografias e 700 exames Papanicolau em mulheres de Dourados. Na quarta-feira o mutirão vai para a unidade básica de saúde do Parque do Lago II e sexta-feira na Seleta.
A Secretaria de Saúde alerta às mulheres que vão participar dos mutirões que é imprescindível a apresentação de documentos pessoais. A orientação é para que levem RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS e uma cópia de cada documento.