00:00:00 Terça-feira, 10 de Setembro de 2024


Dourados Quinta-feira, 29 de Maio de 2014, 10:13 - A | A

Quinta-feira, 29 de Maio de 2014, 10h:13 - A | A

Na Expoagro, Dourados promove ciclo de palestras sobre alimentos

Da Redação (JR)

A Prefeitura de Dourados, através da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e o Sindicato Rural de Dourados promovem nesta sexta-feira (30) à tarde, no auditório do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, um ciclo de palestras voltado para o setor de alimentos.

Ás 13h30 tem a palestra “Cadeia produtiva da carne - Aspectos de processamento do campo até a comercialização", com o professor Gerson Ribeiro Homem, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da UFGD. É especialista em desenvolvimento do modelo de produção de alimento e energia sustentável. Falará sobre o tema no âmbito cientifico da produção de alimentos desde a industrialização até a cadeia produtiva da carne.

Às 14h45 o tema é "Requisitos Legais para Produção e Comercialização de Produtos Cárneos", com Inês Bernardette Castro da Costa e Almeida, médica veterinária, fiscal federal agropecuário e especializada em ciência e tecnologia de alimentos. Ela abordará sobre os perigos e apresentará dados de surtos que ocorrem a partir de produtos de origem animal e suas formas de prevenção. Falará do papel da inspeção e questões legais.

De acordo com a secretária Neire Colman, da Semdes, o foco principal da ação são os empresários de casa de carne, açougue e supermercados. É uma ação do projeto “Casa de Carnes de Dourados” criado pelo prefeito Murilo para melhorar a qualidade desses estabelecimentos e, conseqüentemente, garantir mais higiene ao alimento e melhorar as vendas para os empresários. O projeto é desenvolvido pela Semdes, com apoio do SIMD (Serviço de Inspeção Municipal de Dourados) e outros parceiros.

Acadêmicos de veterinária, zootecnia e engenharia de alimentos também são convidados para as palestras, que fazem parte da programação da 50ª Expoagro (Exposição Agropecuária Industrial de Dourados). A exposição acontece até domingo.

Estande - No estande montado no Pavilhão da Aced, a Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), a Secretaria de Cultura, a Secretaria de Saúde e o Imam oferecem vários serviços à população, das 18h às 22h. No sábado e domingo o atendimento é a partir das 14h.

No local ainda estarão em exposição produtos de Dourados, como a pupunha cultivada na região do Guaçu, o alface hidropônico do cinturão verde e o arroz preto. Os produtos das lojas da Economia Solidária de Dourados também estarão expostos.

A Secretaria de Saúde faz imunizações, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) orienta para evitar epidemias na cidade e doa animais. O Imam orienta sobre a prevenção ao meio ambiente.
 

(Fonte: Prefeitura de Dourados)

Comente esta notícia