A prefeitura de Dourados, realiza neste sábado, (15) através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) uma ação na praça Antônio João com diversos serviços oferecidos, além de conscientização sobre o papel de todos na prevenção contra doenças. Entre as atividades serão realizadas a doação de animais que já estarão castrados e vacinados. São aqueles que pelos mais variados motivos foram encaminhados ao CCZ e agora precisam de um novo lar.
Na praça os donos de animais também terão a oportunidade de acesso a serviços que visam cuidar da saúde de seus cães e gatos. Haverá coleta de sangue em animais com suspeita de leishmaniose e aplicação de doses da vacina antirrábica. Os agentes ainda vão buscar nos estabelecimentos comerciais da área central, focos de proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya) e do flebotomíneo (transmissor da leishmaniose).
O serviço será aliado a um trabalho de conscientização através de orientações e distribuição de panfletos. O material informativo alerta sobre as zoonoses e como a população pode contribuir para evitar que doenças aconteçam.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)