A Prefeitura de Dourados recuperou a Praça Paraguaia, no Jardim Itália, devolvendo a opção de lazer à comunidade. O local é usado principalmente por descendentes de paraguaios para a realização de atividades culturais e palco de ações sociais desenvolvidas pela prefeitura.
As melhorias incluem revitalização de toda a área da praça, com a pintura das edificações, reformas e restauração dos monumentos, renovação da areia na quadra de vôlei e limpeza geral.
A praça conta com várias árvores, um campo de bocha, uma quadra de areia, um parquinho para as crianças, banheiros e um galpão aberto, onde são realizadas as missas campais. A Praça Paraguaia tem ainda uma capela onde está a imagem da Virgem Caacupé, padroeira do Paraguai.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins, a melhoria é uma determinação do prefeito Murilo que atende uma comunidade muito presente na história douradense. Além disso, segue um cronograma de obras e serviços que estão sendo feitos nos bairros.
A Praça Paraguaia foi inaugurada em 1998, com a presença do então presidente do Paraguai Juan Carlos Wasmosy. Criada para homenagear o povo paraguaio residente em Dourados e muito presente em toda a região, o local precisava de revitalização há algum tempo. A praça marca a forte presença cívico-religiosa do povo paraguaio na cidade.
Recentemente, depois de receber a reforma, o local sofreu ação de vândalos que quebraram o monumento ao tereré. A prefeitura já recuperou a peça.