Sábado, 04 de Maio de 2024


Dourados Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013, 13:55 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013, 13h:55 - A | A

Prefeitura faz campanha de prevenção de combate a Aids na Penitenciária Harry Amorim Costa

Ramão Cabreira - (www.capitalnews.com.br)

A campanha “Fique Sabendo” de combate à Aids e Hepatites Virais, realizada pela Prefeitura de Dourados por meio da Secretaria de Saúde, chega à Phac (Penitenciária Harry Amorim Costa) nos dias 23 e 25 deste mês. O trabalho será das 8h às 17h, com testes rápidos, palestras e distribuição de materiais educativos e preservativos. 

A ação é desenvolvida pelo Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, em parceria com o Departamento de Atenção à Saúde. O objetivo é prevenir dessas doenças e conscientizar sobre a importância da realização dos exames, para reduzir o número de diagnósticos tardios. 

Esta é a terceira vez que a campanha é levada à penitenciária. A ação é importante porque apesar de não ser conhecido o número exato de infectados com HIV nos sistemas prisionais, os dados disponíveis já indicam que são altas as taxas de prevalência do vírus do HIV, Hepatites Virais e outras DSTs nestas instituições. 

Isso porque os detentos têm acesso restrito aos serviços de saúde e ainda estão sujeitos à mobilidade entre os sistemas prisionais, como transferências de presídio e mudanças de regime.

Os presidiários ainda têm contato com a população externa através de visitas íntimas, reincidências, entre outros; o que faz com que uma possível epidemia atinja a população fora das prisões. 

CAMPANHA

A campanha “Fique Sabendo” é uma ação voltada ao estímulo do diagnóstico precoce, incentivo à realização do teste e diminuição do preconceito em relação a Aids. A campanha também é feita em outros locais.

Toda quinta-feira os agentes do programa visitam agencias bancárias com materiais educativos e testes rápidos. Em agosto, a campanha foi até o Senac e à distribuidora de combustíveis Taurus.
 

Comente esta notícia