A secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Neire Colmam, de Dourados, se reuniu na manhã desta terça-feira (13) com a diretoria do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e de Material Elétrico da Região da Grande Dourados (Simme) para debater estratégias de ações conjuntas para o 7º Canasul e 3º Agrometal, nos dias 2 a 4 de outubro no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz.
O empresário Osvaldo Freitas Centurion, novo presidente do Simme, participou da reunião em que iniciaram a discussão de uma parceria com o executivo municipal para a criação de um plano estratégico para o sindicato, com foco no aumento do número de associados. Também participaram da reunião os diretores de Indústria Regiane Ormeni Marques, e de Comércio Edevaldo Sétimo Carollo.
Prefeitura e sindicato conversaram sobre como promover o crescimento do setor metalmecânico em Dourados. Uma das ideias é formar consórcios das empresas pequenas para atender a manutenção das grandes indústrias.
Neire lembrou o caso de Sertãozinho (SP), onde tudo começou a dar certo a partir da organização das pequenas empresas. Ela mencionou que a maioria das empresas da cidade onde fica o maior polo de manutenção do país ainda é pequena.
A proposta do prefeito Murilo Zauith (PSB) é criar em Dourados o polo de manutenção das indústrias de Mato Grosso do Sul. Para isso ele criou o projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, que tem atraído a atenção nacional para a cidade.
Entretanto, o prefeito trabalha com a atenção voltada em primeiro lugar para o empresariado local, estabelecendo parcerias e criando projetos para atender as empresas. Uma das ações importantes foi a criação do projeto Qualifica Dourados para formar mão de obra para atender a demanda da indústria, comércio e serviços.