Para lembrar o Dia do Consumidor, comemorado hoje, o Procon de Dourados realiza um encontro de dirigentes e funcionários do órgão, de todo o Cone Sul do Estado. O local será o anfiteatro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dourados, a partir das 8h, encerrando a programação que vem acontecendo desde segunda-feira (11), incluindo palestras nas escolas e distribuição de material com orientações sobre os direitos do consumidor.
Conforme informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, o diretor do Procon de Dourados, Rozemar Mattos, explica que o evento tem apoio da Prefeitura de Dourados, através do prefeito Murilo, e vai fazer, na primeira palestra do dia, às 8h15, uma análise e debate da proposta de criação de uma entidade representativa dos Procons do Conesul. Em seguida haverá uma mesa redonda com empresas de telecomunicações, para discutir o telemarketing.
No período da tarde, a partir das 14h, uma palestra com o mestre em Direito Processual, advogado Alexandre Mantovani, abordando os contratos, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Às 15h20 será abordado o tema “Crimes na relação de consumo”, com o presidente da 4ª subseção da OAB, Felipe Kazuo Azuma, encerrando, na seqüência com a elaboração do documento final.
Origem
O Dia Mundial do Consumidor é uma data celebrada no dia 15 de março e foi instituída em 1962, pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, para dar proteção aos interesses dos consumidores. Depois de 23 anos a assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), adotou os direitos do consumidor como diretrizes, dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.