Desde 2011, quando foi criado, o programa Qualifica Dourados já formou 4.028 trabalhadores através de diversos cursos gratuitos. Boa parte dos cursos foi ministrada em parceria com o governo federal através do Pronatec e os demais foram feitos com investimento próprio da prefeitura.
O programa foi criado pelo prefeito Murilo Zauith para garantir mão de obra qualificada e dessa forma atender a demanda por emprego criada com o momento de desenvolvimento de Dourados. Ao mesmo tempo, o Qualifica Dourados oferece a chance de o trabalhador se aperfeiçoar numa profissão e dessa forma ter mais renda e qualidade de vida.
De acordo com informações da prefeitura de Dourados, o relatório da Secretaria de Assistência Social, em 2011, quando o programa entrou em vigor, o Qualifica Dourados formou 674 trabalhadores. Em 2012 foram 1.499 trabalhadores preparados para o mercado de trabalho.
Já em 2013 o Qualifica Dourados formou 1.855 trabalhadores através de parceria com o Pronatec, Senai, Senac e Senar. Entre essas pessoas que fizeram os cursos 140 são índios da reserva de Dourados.
Em 2014 serão abertas 2.500 vagas em 59 cursos até o final do ano. Atualmente estão em andamento 19 cursos, ministrados pelo Senac, Senai e Senar. Todos são do segundo semestre. Três turmas concluem o curso nos próximos dias.
Estão abertas inscrições para mais oito turmas de sete cursos diferentes do programa Qualifica Dourados/Pronatec. Os cursos são totalmente gratuitos, ministrados pelo Senac e Senai.
As inscrições estão sendo feitas nas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou na sede do programa Qualifica Dourados, que foi transferido para a Rua Firmino Vieira de Matos, 301, próximo à Secretaria de Assistência Social, no centro.
Entre os cursos com inscrição aberta está o de camareira em meios de hospedagem, ministrado pelo Senac. O curso tem 25 vagas e é oferecido no período da manhã para pessoas acima de 18 anos.
Já o Senai está com vagas para os cursos de costureiro industrial do vestuário (turmas matutino e vespertino), confeccionador de lingerie e moda praia (noturno), eletricista de automóveis (matutino), mecânico de máquinas agrícolas (vespertino), mecânico de motores ciclo otto (noturno) e operador de máquinas e implementos agrícolas (noturno). São 20 vagas em cada turma e a pessoa precisa ter no mínimo 18 anos. Os cursos começam a partir do dia 14 deste mês.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone 3411-7718.