O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) convocou as lideranças das tendências do diretório de Dourados para uma reunião que acontece hoje, a partir das 14h, em Campo Grande. A pauta da reunião será a discussão sobre a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa de Murilo Zauith (PSB) nas eleições de outubro. Lideranças locais acreditam que o diretório estadual pretende fazer uma espécie de intervenção no partido de Dourados.
O presidente estadual do PT, Marcus Garcia afirmou que a reunião de hoje faz parte da uma rotina de encontros, que estão sendo realizados com os diretórios dos principais municípios de Mato Grosso do Sul, para discutir a política de alianças para as eleições municipais.
Os petistas de Dourados estão preocupados com a reunião de hoje porque na semana passada um grupo de militantes ligados ao vereador Dirceu Longhi e ao deputado federal Vander Loubet entregaram ao prefeito Murilo, durante entrevista coletiva um documento, onde reivindica a continuidade da aliança do PT com o PSB e sugere uma discussão ampla sobre a questão da escolha do nome do vice.
O documento lançado por Vander e Longhi foi uma resposta a ação do deputado estadual Laerte Tetila que foi a imprensa e anunciou o apoio do PT a candidatura de Murilo a reeleição sem consultar as bases do partido. Assessor direto de Tetila, o geógrafo Júnior Bittencourt, publicou em seu blog um texto onde sugeria o nome do ex-vereador Wilson Biasotto para substituir Dinaci Ranzi na posição de vice.
Na mesma semana, o senador Delcídio do Amaral saiu em defesa da continuidade do nome de Dinaci Ranzi para ser vice de Murilo nas eleições deste ano. Através de nota divulgada por sua assessoria, o senador fez a defesa do nome de Dinaci que é ligada aos grupos do deputado Tetila e do ex-deputado federal João Grandão.
Veja a íntegra do documento
DOURADOS, CONTINUAR AVANÇANDO!!!
No passado recente, Dourados foi vitimada por gestão de risco, desmandos e falta de referência administrativa, numa onda de denúncias generalizadas, resultando na renúncia do então prefeito e, gerando caso inédito em nosso município, do executivo administrado, em curto espaço de tempo pelo judiciário e legislativo. Tais fatos, que resultaram em eleições extemporâneas, levaram as principais forças políticas locais ao consenso no sentido da reconstrução político-administrativa da cidade, que somaram na eleição de Murilo Zauith ao cargo de prefeito municipal.
O Partido dos Trabalhadores - PT participou na construção desse projeto, colocando a sua experiência política a serviço do interesse coletivo, numa alternativa racional de governabilidade, combate a corrupção e retomada da continuidade dos serviços públicos e de investimentos do interesse da população.
Naturalmente o Projeto, “Dourados no rumo certo” teria dificuldades, diante da estagnação e baixa credibilidade, que se encontravam os serviços públicos. Estavam postos, portanto desafios, de corrigir os problemas herdados do governo desorientado que desorganizou o sistema administrativo e, ao mesmo tempo, avançar no rumo certo.
Passados 11 (onze) meses, a população percebe mudanças de natureza política e administrativa, da postura proba do governo, da ética na priorização das ações e da força programática de atendimento das necessidades sociais e desenvolvimento do Município. Investimentos estão acontecendo, para corrigir desníveis sociais, gargalos estruturais do desenvolvimento, problemas ambientais e para aumentar a produção, geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da população. Contudo, a expectativa do douradense é de que o Prefeito Murilo poderá dar um salto de qualidade nos serviços públicos e desenvolvimento do município com qualidade de vida.
Nesse sentido, uma ampla reforma administrativa está em curso, resgatando fundamentos de cidadania e o papel indutor do Município, no desenvolvimento, nos investimentos e no exercício da responsabilidade social, fiscal e política. Isto deverá dar uma nova dinâmica funcional ao serviço público e melhor atendimento a população. Um importante fato desse processo político “Dourados no rumo certo” foi o compromisso feito com o PT e cumprido pelo Prefeito Murilo Zauith do seu ingresso no Partido Socialista Brasileiro – PSB. Isto deu uma nova dimensão ideológica ao seu mandato e aumentou a confiança no PT, fortalecendo condições programáticas à reprodução de aliança em mais um mandato.
Particularmente, o Mandato do Vereador Dirceu Longhi e seus companheiros, que lideram 43% da força política do Diretório Municipal do PT, fez compromisso e cumpre responsavelmente as obrigações políticas assumidas na aliança “Dourados no rumo certo” e tem dever ético de discutir o apoio a Re-eleição do Prefeito Murilo Zauith.
No entanto, esta disposição não exime a Corrente de demonstrar ansiedades, manifestar desejos e apontar caminhos que julga necessários ao sucesso do projeto. Nesse sentido o Governo Municipal deve sinalizar concretamente o seu posicionamento estratégico, em relação a compromissos ainda não cumpridos e os novos compromissos à aliança 2012.
Esta Corrente entende como estratégico, trabalhar as políticas sociais, da empregabilidade e combate a pobreza, pela via da inclusão produtiva, geração de renda e emprego e melhoria na qualidade de vida da população. O pleno emprego, visto como maior desejo de todos, mas não acessível a muitos e a renda como necessidade maior da população, diante da extrema pobreza, requerendo tratamento diferenciado e de responsabilidade pública. Nesse sentido, devem ser feitos esforços no planejamento de políticas aglutinadoras e mobilizadoras de recursos públicos ao atendimento da demanda social do Município.
Entendemos que o Partido dos Trabalhadores precisa se fortalecer politicamente. Nesse sentido, respeitando a democracia interna do Partido, desejamos a superação de divergências internas e defendemos a unidade do PT, para fortalecer e ampliar a bancada parlamentar na Câmara de Vereadores, fortalecendo a candidatura Murilo. Para isso se faz necessário realizarmos um grande debate com todas as correntes. Diante disso, esta corrente, não abre mão de discutirmos amplamente o nome e, principalmente, o perfil do candidato a vice na chapa do prefeito Murilo, uma vez que este precisa contemplar quesitos que possa propiciar uma real unidade no PT.
Compromissos precisam ser resgatados e priorizados. O principal é fortalecer os espaços de inclusão social, combate a pobreza, produção familiar e a economia solidária. Este campo precisa de ação, pois envolve mais de 15 mil famílias ou perto de 50 mil habitantes, que necessitam do apoio público para superarem a situação de vulnerabilidade social e risco nutricional e alimentar que vivem, a exemplo dos povos indígenas, assentados da reformaria agrária e dos beneficiários de políticas compensatórias de rendas.
O compromisso, além da manutenção e estruturação dos espaços existentes, é da criação do Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Inspeção Agropecuária, com o fim de agregar, nesse órgão, o conjunto das políticas públicas de inclusão social e econômica, no combate as desigualdades e a pobreza, pela via do emprego e da produção solidária e do desenvolvimento sustentável. Nesse objetivo a estratégia é usar a força da política pública na solução de problemas da população e, mediante participação popular e construtivismo social, apoiar o empreendedorismo popular, para geração de renda e emancipação familiar.
Isso significa trabalho, mobilização de esforços, máquinas e equipamentos, materiais, insumos e parcerias com o Governo Federal para repasse de recursos destinados a agricultura familiar, economia solidária e combate a miséria. Programas como PAA, PNAE, Brasil sem Miséria e outros devem ser priorizados.
Em suma, uma política popular de produção familiar, geração de renda e emprego, de caráter emancipatório, fortalendo o PT, com ampliação da bancada na câmara e a re-eleição do Prefeito Murilo Zauith.
Prefeito Murilo,
Isso é o que defendemos. Defendemos a isonomia e a unidade do PT, na aliança com o Prefeito e candidato Murilo. Defendemos um projeto de re-eleição do Prefeito Murilo Zauith e do Vereador Dirceu Longhi, para o crescimento do PT e Dourados continuar no Rumo Certo.
Dourados, 07 de fevereiro de 2.012.
Dirceu Longhi
Vereador
Vander Loubet
Deputado Federal