As estradas vicinais que dão acesso ao Assentamento Amparo, no distrito de Itahum, em Dourados, começaram a receber obras de recuperação nesta semana. O trabalho integra o Plano de Recuperação de Estradas Rurais, que teve início em maio do ano passado.
As obras de recuperação incluem nivelamento do leito das vias e aplicação de cascalho nos pontos mais críticos, evitando a formação de atoleiros. Ao longo das estradas também serão construídas as chamadas caixas de retenção, que impedem o acumulo de água na pista.
Localizado a 70 quilômetros de Campo Grande, o assentamento é formado por famílias da agricultura familiar, com produção totalmente diversificada e que recebem atenção especial da prefeitura através da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes).
No início deste ano, como apoio aos pequenos produtores daquela região, o prefeito Murilo Zauith (PSB) determinou que fosse colocada à disposição da comunidade rural uma patrulha mecanizada, composta por trator e equipamentos. As máquinas são utilizadas no preparo do solo para o plantio de lavouras e ainda para recuperação de pastagem degradada.