Em Dourados a questão da segurança tem sido tratada como prioridade e um exemplo disto é o novo monitoramento com câmeras que passará a ser permanente na Praça Antônio João a partir de agora.
A permanência das câmeras ocorria apenas durante a programação Dourados Brilha para proporcionar mais segurança à população durante as festividades de Natal e Ano Novo e devido o sucesso passa a uma ação regular para que a segurança continue nestes locais.
São três câmeras instaladas em pontos estratégicos da praça, segundo informou o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencareck. “Agora as câmeras vão ficar monitoradas pela Central de Gerenciamento na sede da Guarda”, informou.
As câmeras instaladas na Praça Antônio João foram doação de um empresário da cidade. São equipamentos de alta tecnologia que filmam em 360°, com alta resolução e com zoom de grande aproximação.
Mais sete câmeras semelhantes estão instaladas no CAM (Centro Administrativo Municipal), na rua Coronel Ponciano, também monitoradas pela Guarda Municipal. Pelo menos três guardas permanecem no plantão 24 horas operando o sistema. No local, também funciona a sala rádio e o telefone 199 para receber denúncias.
De acordo com Vicente, a intenção é aumentar o número de câmeras instaladas na cidade para ampliar a segurança à população. Ele informou que este durante a programação Dourados Brilha não ocorreu nenhum incidente grave, já que foi feito um trabalho preventivo grande na praça, evitando aglomeramento de pessoas consideradas suspeitas.
O comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencareck fez um balanço do ano, que foi apresentado à corporação durante a confraternização antes do Natal, na presença do prefeito Murilo.
Durante todo o ano, o Pelotão de Ronda Operacional realizou 2.623 boletins de atendimentos e atendeu 226 ocorrências. Fez também 102 palestras para alunos com os temas: trânsito, violência escolar, bulling, drogas, danos ao patrimônio público e preservação do meio ambiente.
Já a Ronda Escolar realizou este ano 13.121 visitas nas escolas municipal, estadual e particulares. Fez 459 boletins de atendimentos e lavrou 55 boletins de ocorrências referente crime e atos infracionais.
Durante 2014 os guardas municipais participaram de diversos cursos de capacitação, como o curso de atualização dos agentes de trânsito que teve a participação de cem agentes; o curso de libras, que teve 25 integrantes, além da elaboração e instrução dos cursos de qualificação dos agentes patrimoniais do Estado de Mato Grosso do Sul, com a participação de 40 agentes.