00:00:00 Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024


Dourados Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2015, 16:57 - A | A

Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2015, 16h:57 - A | A

Ronda Escolar da Guarda Municipal de Dourados retorna na segunda

Rogério Viddamas - Correspondente do Capital News

O início do ano letivo nas escolas municipais de Dourados está previsto para a próxima segunda-feira (9) e, no mesmo, a Guarda Municipal reinicia a Ronda Escolar atendendo 55 escolas estaduais, municipais e particulares, onde estudam cerca de 60 mil alunos. Este ano, a Guarda Municipal vai disponibilizar seis equipes para o trabalho que ainda podem contar com equipes de apoio do Jardim Flórida, Praça Antônio João e Terminal Rodoviário.

Diferente dos anos anteriores, neste a Guarda vai realizar reuniões regionalizadas assim que as aulas começarem com diretores e coordenadores das escolas, além dos pais para tratar da Ronda Escolar. A intenção, segundo o comandante da GM, João Vicente Chencareké, é conhecer os problemas e prioridades de cada região da cidade e, assim, melhorar os índices de redução de casos de violência, que já atingiram cerca de 30%. “É uma forma priorizar, atacar o problema peculiar daquele determinado setor. Em uma região, por exemplo, a maior incidência são os assaltos, em outro, são as drogas e em outro, a violência. Sabendo qual o ponto fraco de cada um, é mais fácil para os agentes da Ronda Escolar trabalhar”, explica.

Em 2014, a Ronda Escolar realizou 13.121 visitas nas escolas municipal, estadual e particulares. Fez 459 boletins de atendimentos e lavrou 55 boletins de ocorrências referente crime e atos infracionais. “Mas se analisar as ocorrências, não teve casos de maiores gravidades, apenas fatos corriqueiros”, comentou Chencarek. Para melhorar esse atendimento, o comandante quer maior participação da comunidade. “Este ano as reuniões não serão estendidas apenas aos diretores, como nos anos anteriores. Queremos envolver toda a comunidade escolar afim de todos possam opinar e dar sugestões sobre a melhor forma de fazer o trabalho nas escolas”.

Câmeras

Para ajudar neste atendimento, a prefeitura criou um projeto piloto com objetivo de instalar uma câmera na frente de cada escola da Rede Municipal de Ensino, iniciando pela Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã.
Essas câmeras serão interligadas com o comando da Guarda Municipal onde mantém plantonistas 24 horas por dia fazendo o monitoramento dos equipamentos. “Com a presença de câmeras na frente das escolas, certamente vai facilitar bastante o trabalho das equipes de ronda escolar e ao mesmo tempo inibir a violência”, encerra.
 

Comente esta notícia