O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Dourados comunicou um alerta nesta segunda-feira (22) para a necessidade de cuidado redobrado contra a gripe H1N1 nesta semana.
Segundo nota à imprensa, o motivo é a queda brusca na temperatura que atingiu o município hoje, com previsão para o frio se estender até domingo, o que deixa o ambiente mais propício para o surgimento de novos casos.
Para o diretor do Departamento, Eduardo Arteiro Marcondes, é preciso alertar a população para redobrar cuidados necessários, como evitar lugares fechados, aglomerações de pessoas e manter a higiene pessoal.
No município de Dourados, os casos da gripe A estão controlados. Em 2012 foram registradas 27 notificações e oito casos foram confirmados. Neste ano, são dez notificações e quatro confirmados, sendo dois de H1N1 e dois de H3N2. “O número de casos é considerado baixo e conseguimos atingir uma boa cobertura vacinal da população. Mesmo assim não podemos descuidar, principalmente nos dias mais frios”, alerta o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.
Em junho deste ano, no encerramento da campanha de vacinação contra a gripe, o município ultrapassou a meta prevista de vacinar 80% dos grupos prioritários, já que imunizou 81,75% dessa população e 8.623 doentes crônicos.