A Secretaria de Saúde de Dourados por meio do Programa DST/Aids/Hepatites Virais realizou 552 exames para detectar hepatites B e C, além de Aids e sífilis, durante a campanha “Fique Sabendo”, realizada sábado. E ainda realizaram 280 atendimentos variados. A ação faz parte da campanha do Dia Nacional de Combate a Hepatites, celebrado no domingo (19).
Para fazer o teste rápido as pessoas procuraram o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, localizado na Rua dos Missionários 420, no Jardim Caramuru.
“Foi uma oportunidade de realizar o teste rápido para saber a sorologia, a fim de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e assim evitar complicações futuras. Mas as pessoas que desejam fazer o teste podem se dirigir até o programa”, explica a coordenadora do DST/Aids/Hepatites Virais, Berenice de Oliveira Machado Souza.
Ela informou que o programa mantém 811 pacientes cadastrados com hepatite B e mais 390 com hepatite C, que fazem acompanhamentos. O maior índice está na faixa etária de 18 anos a 40 anos.
“Por não apresentarem sintomas, o ideal é que todas as pessoas façam o teste de detecção das hepatites virais. O teste é feito através de uma simples coleta de sangue”, explica. Berenice lembra que quanto mais cedo for detectada a hepatite, maiores serão as chances de impedir a progressão ou cura da doença, evitando a cirrose ou o câncer no fígado.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3423-9150.