A Unidade Educacional de Internação (Unei) masculina Laranja Doce, em Dourados, registrou um princípio de motim entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira (29). A Unei está com quase o dobro de internos da capacidade real.
Segundo informações do Dourados News, foram encontradas quatro armas caseiras, conhecidas como chuchos, porções de maconha e outros objetos apreendidos pela Força Tática da Polícia Militar.
Rodrigo Aparecido Esteves, agente de medidas sócio-educativa, os adolescentes tentaram inflamar os demais por meio de chutes e gritos dentro dos alojamentos e atearam fogo em objetos o que chamou a atenção para a realização de um pente fino na Unei.
Os princípios de motins são constantes na unidade, segundo o supervisor, principalmente quando a quantidade de adolescentes supera a estabelecida. A capacidade da Unei Laranja Doce é para 40 internos, mas hoje, esse número chega a 75. Segundo Esteves, quando os alojamentos começam a ficar lotados, os internos reagem organizando pequenas rebeliões.
O incidente foi contido, e os internos voltaram para seus alojamentos.