Para conhecer melhor as formas de fortalecer a agricultura familiar uma missão formada por 12 técnicos do Ministério de Agricultura e Ganaderia do Paraguai, está visitando Dourados.
O grupo conheceu o processo produtivo em pequenas propriedades da Agrovila Formosa, na última segunda-feira (8). Participaram também de diversas palestras oferecidas no auditório do Senac.
A visita é fruto de uma visita feita pelo prefeito de Dourados, Murilo Zauith, em julho, ao ministro Jorge Gattini.
Murilo colocou Dourados à disposição do ministro para a troca de experiências na área de agricultura e pecuária. No ano passado uma missão de produtores já esteve em Dourados conhecendo as ações da administração municipal.
Entre os programas conhecidos pela missão está o Mesa Brasil, desenvolvido pelo Sesc, e que produz alimentos a partir da produção do pequeno agricultor.Também conheceram os programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária falaram sobre as experiências bem sucedidas de Dourados.
Nesta quarta-feira pela manhã, os paraguaios conheceram as pesquisas que a Embrapa Agropecuária Oeste desenvolve em Dourados para todas as áreas da agricultura familiar, encerrando a missão.
A coordenação da agenda da missão e acompanhamento dos técnicos paraguaios é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que mantém em nome do prefeito Murilo as relações de Dourados com o Paraguai.