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Dourados Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2015, 14:43 - A | A

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2015, 14h:43 - A | A

Telefonia lidera ranking de reclamações diz Procon

Rogério Vidmantas - De Dourados para o Capital News

O sistema de telefonia é o que mais incomoda o consumidor douradense. Pelo menos essa é a constatação após a divulgação dos números relacionados aos atendimentos do Procon de Dourados em 2014. Do total de quase nove mil e trezentos atendimentos, quase 27% está concentrado em três empresas do setor, contra 20% do setor financeiro.

Os dados foram apresentados pelo diretor do Procon de Dourados, Rozemar de Mattos ao fazer uma análise do trabalho do orgão no último ano. Ao todo, os atendimentos saltaram de 8448 em 2013 para 9290, quase 10% a mais. “O índice de resolução de reclamações foi de 76%, o restante ainda está em trâmite”, informa. O ranking individual é liderado por três empresas de telefonia, uma com 10,30% dos casos, a segunda com 7,26% e a terceira com 3,27%, e ainda uma empresa do setor de energia elétrica, com 2,79% do volume de reclamações.

O Procon de Dourados também registrou melhora no tempo de atendimento dos consumidores em comparação a 2.013, isto contando do momento em que o consumidor recebe sua senha até o efetivo atendimento pelos estagiários e servidores. Durante o ano de 2013 foi registrada uma média de 15 a 20 minutos de espera, enquanto que a média do ano de 2014 está entre oito e 14 minutos.

Fiscalização
O Setor de Fiscalização visitou 171 estabelecimentos comercias, nos quais 109 tiveram somente orientação sobre a legislação do consumidor feita pelos fiscais ou lavratura de auto de constatação de alguma irregularidade sanável. Pelo menos 62 estabelecimentos foram autuados, seja por desrespeitarem a Lei da Fila de Banco, por praticarem preço diferente do constante da gôndola ou por comercializarem produtos com prazo de validade vencido, o qual configura, em tese, crime contra as relações de consumo. Foram ainda lavrados 320 Autos de Infração dentro dos processos em andamento.

Todas essas ações, segundo Mattos, mostram a preocupação do órgão em defender o consumidor douradense. “O compromisso da Prefeitura de Dourados, através deste Procon, é em prol do respeito à dignidade do consumidor, motivo pelo fazemos as orientações sobre seus direitos e deveres, além de fiscalizar o cumprimento do CDC”, encerra.

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