Uma ação de parceria entre a Prefeitura de Dourados e a Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) ofereceu capacitação para dezenove trabalhadores terça-feira (22), no auditório do Sebrae.
A gestora de Turismo Cristiane Ferrari e o diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado Daniel Real, ambos da Fundtur-MS, ofereceram a qualificação para recepcionistas, gerentes e proprietários de hotéis.
Os técnicos da fundação explicaram sobre o Cadastur (legislação, como se cadastrar e os benefícios para os cadastrados) e o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem). No caso do SBClass, eles passaram informações sobre as categorias existentes e como obter a classificação.
Os técnicos também falaram sobre o que é o SNRHos (Sistema Nacional de Registro de Hóspedes), sua legislação, manuais do sistema e orientações gerais.
O SNRHos foi criado pelo Ministério do Turismo para informatizar a FNHR (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes), facilitando o envio de dados pelos meios de hospedagem, conforme exige a Lei 11.771/2008 e Decreto 7.381/2010.
Trata-se da identificação do perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira dos municípios, possibilitando a melhoria da elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico.
De acordo com Rejane Morinigo, turismóloga da prefeitura, alguns hotéis do município já operam o novo sistema. Com o curso, a prefeitura qualificou profissionais para que mais hotéis se enquadrem na exigência legal, evitando multas.