Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Dourados Quinta-feira, 09 de Outubro de 2014, 17:25 - A | A

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2014, 17h:25 - A | A

Trotes para o Samu preocupam saúde em Dourados

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

A saúde em Dourados vem sofrendo com o enorme número de trotes sofridos pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Por conta disso, ações educativas foram promovidas pela Prefeitura do Município, ainda assim, a quantidade de trotes recebidos ainda é considerável.

Só neste ano foram registradas 6.254 ligações. O Samu informou que assim que a falsa urgência é detectada a policia é acionada e o responsável pode ser punido.

Os atendentes geralmente detectam quando se trata de caso de trote, já que há um padrão de comportamento por parte de quem passa a informação mentirosa ao serviço. Ainda assim, a prática preocupa porque pode há possibilidade de uma viatura ser enviada a uma falsa urgência, enquanto poderia ser deslocada para atender um caso de real necessidade.

“Em Dourados, os casos de trotes estão diminuindo com o trabalho de conscientização nas escolas, mas a quantidade ainda é grande”, afirmou o coordenador médico, geral e regional do Samu 192 na macrorregião de Dourados, Eduardo Antônio da Silveira.

O coordenador lembra ainda que a redução na quantidade de casos de trotes, também é fruto de apoio oferecido pelos organismos policiais. A equipe do Samu 192 informa os casos mais frequentes, através do número de telefone é possível rastrear de onde parte a ligação e ir à busca de quem está prejudicando o serviço. "Quem passa trotes no Samu não fica impune”, lembra Silveira.

Em Dourados, o Samu ainda integrou o serviço da Central de Ambulâncias nos horários de grande fluxo que são o período noturno todos os dias e 24h aos finais de semana. A intenção é aproximar a equipe dos órgãos e agilizar os atendimentos.
 

Comente esta notícia