Uma lei do executivo municipal de Dourados, já aprovada pela Câmara Municipal e que deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial, vai garantir aos universitários e estudantes de escola técnica que residem na zona rural da cidade acesso ao transporte escolar gratuito. A medida já é praticada em diversas cidades do Brasil e tem o objetivo de efetivar o direito a educação àqueles que possuem maiores dificuldades de transporte, uma forma de garantir a continuidade dos estudos para uma melhor oportunidade de buscar graduação e colocação no concorrido mercado de trabalho.
O prazo para que a lei seja regulamentada é de 60 dias após a publicação e nela vai ser apresentada de forma detalhada os critérios para identificar os estudantes que devem ser beneficiados, que precisam se cadastrar na Secretária Municipal de Educação (Semed), isto para que o município tenha conhecimento real da necessidade e estabeleça critérios para que esses alunos sejam atendidos. Os usuários serão levados diretamente dos distritos nos quais residem para as universidades e vice-versa. O itinerário ainda deve ser definido de acordo com essa demanda apurada.
De acordo com a Prefeitura Municipal, a medida atende uma solicitação antiga desses universitários, principalmente daqueles que residem nas localidades mais distantes da zona urbana, como é o caso de Itahum, mais de 60 quilômetros do centro da cidade. Estudantes que moram no distrito, inclusive, já enviaram uma mensagem de agradecimento ao prefeito Murilo Zauith por encabeçar a medida. “Isso garantirá profissionais qualificados e capacitados de diferentes áreas no mercado de trabalho. E, assim, elevando o nível de conhecimento de nosso Estado e o transformando em exemplo para os demais. Muito obrigada!”, descreve a mensagem assinada pela representante dos universitários em nome dos demais colegas, Ana Paula Alves dos Santos.
O transporte escolar para os alunos da zona rural e distritos já é garantido aos estudantes do ensino básico da rede municipal e estadual. Atualmente, estão a serviço do município 62 veículos que percorrem 70 linhas, já que alguns fazem trajetos nos períodos matutino e vespertino.